Quando vai chegando um período decisivo como o fim do ano, mais relevante se torna responder a essas perguntas:
- Quais serão os diferenciais que oferecerei aos meus clientes no natal?
- As pessoas em posição de liderança estão cientes que boa parte do êxito depende da qualidade do seu trabalho?
- Minha equipe está preparada em todos os sentidos para aproveitar esse grande momento de vendas?
Vamos falar um pouco sobre cada uma delas, começando com a diferenciação. Infelizmente, boa parte das empresas acabam repetindo as mesmas estratégias, com pequenas variações. É a hora de inovar, de pensar diferente, de surpreender o cliente com uma nova forma de atraí-lo. Sente com sua equipe, com sua agência de propaganda e pense em como fazer diferente nesse final de 2016.
Vamos adiante: boa parte do êxito de uma empresa no fim do ano depende das pessoas que estão em posição de comando. Precisamos cada vez mais de líderes inspiradores, que estimulem as pessoas que trabalham ao seu lado a experimentarem seu máximo.
Como digo em meus eventos, precisaremos que as lideranças se conscientizem de seus 03 papéis essenciais para grandes resultados no final do ano: capacitar, mobilizar e avaliar.
Quando falamos em capacitar a equipe, não tenho nenhuma dúvida em afirmar que o investimento mais barato e de maior retorno consiste em preparar sua equipe para a “colheita” do final de ano. Capacitar significa treinamentos que unam a parte técnica da venda com a parte comportamental, gerando uma dobradinha vitoriosa: conhecimento de vendas em uma equipe de grande atitude.
Já falamos sobre capacitar, então vamos falar brevemente sobre mobilizar. É fundamental compreender que cada pessoa se motiva por diferentes razões e entender a individualidade é essencial para esses novos tempos. Acreditamos ainda ser essencial que reaprendamos a elogiar, pois equipes com alto astral no final do ano se tornam muito mais produtivas. Sugiro ainda que todas as empresas criam premiações ou concursos diferentes do resto do ano para premiar as equipes que tiverem melhores resultados. Fim de ano pede uma mudança de atitude e isso também ocorre quando algo estimula ainda mais as pessoas a fazerem seu melhor.
Avaliar é a parte mais simples desses 03 papéis, mas, por incrível que pareça, a mais esquecida. Perto do final do ano, sente com cada membro da sua equipe, dê um retorno a ela sobre o que está fazendo bem e o que pode ser aprimorado. Aproveite esse momento para selar um pacto de dedicação absoluta nesse momento tão decisivo e tão complexo para a economia brasileira.
A grande maioria dos problemas de nosso país não tem solução ao alcance do gestor, mas o que ele pode e deve fazer é transformar sua empresa em um centro de excelência, um local aonde cada detalhe é cuidado com máxima atenção e feito com eficácia. Nesse final de ano, mude a sua empresa para colher grandes resultados, pois depender do governo não vai funcionar.