Hoje quero falar um pouco sobre atendimento e relacionamento com clientes. No meu livro O VENDEDOR DIAMANTE escrevi assim: ”Antes uma cliente comprando na sua empresa era uma oportunidade, hoje é um PRIVILÉGIO”. Todos falam em mudança e realmente o mundo mudou muito. E para mim a mudança mais significativa é o enorme aumento da concorrência.
Palestrava em uma empresa e o dono me disse: ”Eduardo, 10 anos atrás tínhamos 8 concorrentes no nosso ramo, hoje não são menos de 100”. Nossa, a concorrência aumentou mais de 12 vezes. Você tem dúvidas? Então olhe ao seu redor e veja quantas marcas de automóveis existem e compare com quantas existiam antigamente. Olhe ao seu redor e veja o número de lojas que abrem a cada dia, o aumento dos shoppings, a venda pela internet e você verá o quanto a concorrência aumentou. Para os profissionais liberais, a questão é a mesma: vejam a quantidade de dentistas e advogados no mercado, é simplesmente incrível.
O que mais me surpreende é o fato de que, apesar de toda essa concorrência, a grande maioria das empresas e dos profissionais liberais ainda não dão ao cliente o seu devido valor e, com isso, fazem negócio apenas uma vez. Não sei se você concorda comigo, mas não são poucos os lugares aonde vamos comprar ou contratamos um serviço e as pessoas estão com tanta má vontade que parece que eles prefeririam que a gente tivesse isso em outro lugar. As empresas e os profissionais em geral precisam urgentemente entender que ter uma pessoa querendo fazer um negócio ou comprar um serviço com você é um verdadeiro PRIVILÉGIO e deveriam dar um verdadeiro atendimento show, tratar o cliente com carinho, com educação, agradecer pela confiança e por, entre dezenas ou centenas de opções que ela tinha, resolveu confiar em você e na sua empresa.
Pessoas tratadas assim voltam, criam vínculos, recomendam sua empresa ou seu trabalho enquanto pessoas tratadas com indiferença na maioria das vezes nem reclamam, simplesmente nunca retornam.
Nesse contexto de hiper concorrência, o caminho da prosperidade passa por dar as pessoas não apenas produtos ou serviços, mas carinho, atenção e interesse sincero em servir.